Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Opinião: Entrevista com o Vampiro — Anne Rice

Bem, posso começar por dizer que este livro não foi nada daquilo que estava à espera? Vamos começar por aí então. 

Entrevista com o Vampiro — Anne Rice.jpeg

Li há pouco tempo o Salem’s Lot do Stephen King e depois percebi que nunca tinha lido aquele que foi considerado o livro que mudou as histórias de vampiros — resolvi corrigir isso. 

Fui, obviamente, à espera de uma história de vampiros. Aquele que nos contam o que os vampiros (bons ou maus depende do autor) andam a fazer. Provável também teria uns humanos bons a tentarem caçar os vampiros. Mas não foi nada disso. 

 

Esta história é de vampiros, mas podia ser de outra coisa qualquer, desde que moralmente duvidosa. O foco aqui não são os vampiros a caçar os humanos, mas sim o dilema moral de um dos vampiros e a forma como ele se relaciona com os outros vampiros. 

 

Anne Rice mostra-nos que, mesmo da espécie vampiro (😅 gosto de dizer "espécie vampiro" como se fosse uma coisa a sério) há vários tipos de vampiros, tal como acontece com os humanos. 

 

Há os vampiros que são ”bons”, que preferem não matar humanos (mas talvez o façam), há os vampiros maus, que adoram matar humanos porque gostam da sensação que têm e também há os cruéis, que gostam de crueldade só porque sim. Cada vampiro é um vampiro, como cada humano é um humano. E é esta representação que foi fresca nesta história. 

 

Foi com Entrevista com o Vampiro que Anne Rice trouxe uma nova dimensão a estes seres sobrenaturais. Foi aqui que os vampiros deixaram de ser algo selvagem e motivado apenas pelo ato de trincar humanos para passarem a ser seres conscientes, com princípios morais, cultos e até com elevados padrões. 

 

Apesar de existirem alguns momentos que me deixaram desconfortável, gostei muito de ler este livro. Apesar desta perspectiva já não ser nova, ou seja, já é standard os vampiros terem um comportamento tão complexo como o humano, gostei de ver onde nasceu.

 

Já leram? O que gostaram mais? Têm outros livros com vampiros para me recomendar? 🧛‍♀️