Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Opinião: Piranesi — Susanna Clarke

Quero muito falar-vos deste livro, porque gostei tanto dele que sei que o vou reler em breve. Muito raramente volto a ler livros - tenho tantos por ler, porquê perder tempo a ler o que já li? Mas abro exceções, normalmente em livros que são mais sensoriais e me oferecem um sítio onde posso ficar. É o caso deste. 

Piranesi, Susanna Clarke.jpeg

Piranesi, da Susanna Clarke é um livro diferente. Não esperem algo do género do Jonathan Strange & Mr Norrell. Não é. Podia ser, que eu também gostei, mas este é algo diferente. Ah, mas não é de fantasia? Perguntam vocês, fãs da dupla de mágicos, já a ficarem desesperados. Sim, é de fantasia, mas de uma fantasia mais próxima da nossa experiência.

Piranesi é um livro bonito, mas tão bonito. Conta-nos a história de Piranesi, que vive num local especial. Uma casa de tectos altos, de estátuas e de mar. Uma casa que é a única casa que o Piranesi quer. Não vos posso falar muito mais desta casa, pois a magia do livro está em ir descobrindo o que raio se está a passar. Há quem lhe chame um puzzle e sim, temos que ir juntando as peças. 

É também, com tanta pena minha, um livro pequeno. Lê-se bem, tão rápido. É que, de repente, também nós nos sentimos tão bem ali, no meio daquela casa que já conhecemos tão bem.

Sei que as minhas opiniões são sempre um bocadinho vagas, mas acredito que uma boa parte da experiência do livro está em ir descobrindo. Gosto de ler opiniões que me dizem, mais ou menos, que tipo de livro posso esperar - e é só. Cada vez mais tenho evitado ler as sinopses e procuro por reviews assim mais vagas. Acho que posso dizer que gosto de fazer com os livros o que temos que fazer com a casa de Piranesi - ir juntado as peças. 

E, se vos posso dar mais um conselho, sugiro (veementemente 😅 ) que leiam este artigo sobre a Susanna Clarke e o seu novo livro, publicado na The New Yorker. Depois pensem novamente no Piranesi, no 16 e no Outro 💛 (porque uma boa história conta sempre várias histórias).

Se quiserem ver um vídeo do livro (da linda edição de capa dura), tenho no meu Instagram, dentro do destaque “Compras”, em último lugar.

Ah! E porque lá no início vos falei em livros mais sensoriais, por favor, conheçam também a maravilhosa Erin Morgenstern - o The Night Circus costuma ter mais fãs, mas o The Starless Sea é o que tem o lugar especial no meu coração (ainda por cima ouvi ambos em audiobook 💜 ).

Se já leram, por favor, partilhem comigo a vossa opinião. Estou muito curiosa em saber se tiveram uma experiência tão boa como a minha 💓 (acabei de reparar que esta publicação tem muitos corações - eu acho que quer dizer qualquer coisa).

🛒 Podem comprar aqui em inglês.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.