Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Oh no! Books!

Livros, fotografia e viagens. (na verdade, é quase só livros)

Os novos livros cá de casa #2

Hemingway, os Contos de Nick Adams e Machado de AsTenho a sensação de que esta vai ser uma rubrica com um elevado número de posts :)

Sou, assumidamente, uma enorme fã de contos e tenho cada vez mais na coleção. Passei pelo Chiado e, como não podia deixar de ser, aproveitei para dar uma vista de olhos pela Bertrand do Chiado. Estava (e estou) a ler uma colectânea de contos do J.D.Salinger, For Esme — With Love and Squalor, que me está a deixar muito bem impressionada e fiquei com vontade de trazer mais uns contos para casa.

 

Ernest Hemingway — Contos de Nick Adams

Aprecio o estilo de escrita de Hemingway, curto e direto e acho que estes contos vão ser uma experiência interessante, pois estão todos à volta da mesma personagem. Até agora, e que me lembre, os contos que li são sempre únicos e sem relação/continuidade entre eles, portanto estou muito curiosa com esta colectânea. 

Contos de Nick Adams reúne num único volume todos os textos criados por Hemingway em torno de uma personagem que é, em larga medida, o seu alter ego. De criança que acompanha o pai nas suas consultas médicas a adolescente apaixonado pela pesca e pela caça, a soldado na Primeira Guerra Mundial, a veterano de volta à sua terra, a escritor, a pai - cronologicamente dispostos, os episódios da vida de Nick Adams deixam entrever o percurso da vida do próprio Hemingway, permitindo uma aproximação intimista à história de um dos maiores autores do século XX. Escrito nas décadas de 1920 e 1930, este conjunto só viria a ser publicado postumamente, em 1972.

 

Machado de Assis — O Alienista e Outros Contos

Nunca li, por enorme falha minha, nada do escritor brasileiro. Decidi que esta era uma boa oportunidade para começar. Inclui o Alienista onde o autor explora a fronteira entre a loucura e a sanidade.

Machado de Assis escreveu cerca de duzentos contos. Esta antologia reúne aqueles que consideramos os vinte melhores. Além da quase novela O Alienista, escolheram-se contos tão notáveis como Missa do Galo, Noite de Almirante e Uns Braços.

Ainda tenho alguns alguns livros na lista de espera, mas prometo partilhar a minha opinião assim que os leia.

Podem ver os outros posts desta rubrica aqui e tudo sobre livros aqui

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.